CAPELA JOÁ
O desejo de “síntese” norteou a concepção do projeto, que nasce da vontade de permitir ao visitante alcançar um espaço antes inacessível. Em meio às copas das árvores, a experiência de contato com a natureza é intensificada. A espacialidade da Capela surge da articulação entre os elementos estruturais da plataforma que se projeta em direção ao mar.
O deque triangular é estruturado por vigas metálicas apoiadas no nível de acesso e no pilar que nasce no nível mais baixo do terreno. Sobre essa estrutura apoiam-se pórticos de madeira laminada que crescem em altura na medida em que a planta triangular avança. Do interior da Capela, é possível perceber a floresta nos intervalos da sequência ritmada de pórticos. Panos de vidro revestem a estrutura de madeira protegendo-a dos efeitos climáticos ao mesmo tempo em que refletem as árvores. O pilar metálico que sustenta um dos vértices da plataforma transforma-se na cruz que surge emoldurada junto à paisagem.
O processo sistematizado de montagem das peças estruturais possibilitou o cumprimento do curto prazo estipulado pelo cliente.
A Capela Joá é um templo cuja simplicidade perpassa sua materialidade e soluções construtivas. A síntese é alcançada na medida em que os elementos estruturais adquirem, sob outra ótica, funções plásticas e simbólicas.
Local:
Rio de Janeiro, RJ
Data do projeto:
2014
Área:
43 m²
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Camila Tariki, Francisco Abreu, Ilana Daylac, Daniel Vannucchi, Thiago Moretti, Antonia Bernardes, Fernanda Lopes, Maria Vittoria Oliveira, Ana Paula Endo, Renata Evaristo, Caroline Premoli
Iluminação:
Wall Lamp
Fotos:
Tuca Reinés
Prêmios:
- Architizer A+Award, Prêmio do Júri na categoria "Religious Building & Memorials", 2015
- XV Prêmio EBRAMEM / WWF de Arquitetura em Madeira, Menção Honrosa, 2016