APT CCM
Com planta original bastante segmentada, o projeto para a reforma deste apartamento uniu os ambientes e integrou toda a área íntima. O núcleo familiar é constituído pelas suítes dos filhos, unidas em uma grande suíte – com possibilidade de conversão para duas no futuro -, suíte do casal e sala íntima. Foi criado um eixo contínuo de circulação, todo revestido em painéis de madeira, entre a sala de estar e jantar e a área íntima, dando acesso ao escritório e às áreas de serviço. Na sala de jantar, uma estante leve de inox sobre o aparador com espelho no fundo reflete a paisagem da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar.
Os materiais foram escolhidos levando em consideração os conceitos de tecnologia, leveza e contemporaneidade. Todas as áreas molhadas, desde a cozinha e lavanderia até os banheiros das suítes, receberam revestimento e bancadas em Corian. O piso de todo o apartamento é de granito cinza em placas de grandes dimensões, para ampliar os ambientes e provocar a sensação de continuidade. O granito utilizado é uma pedra natural brasileira em tons de cinza quente e areia misturados, e o acabamento levigado, sem brilho, usado no apartamento, busca seu estado mais natural. A madeira usada nos painéis e marcenarias dos quartos é o Freijó natural em tom mel, que ao contrastar com o piso, aquece e dá conforto.
As peças de mobiliário foram escolhidas junto aos clientes, uma família jovem, com dois filhos pequenos, unindo o design da década de 1950 com uma estética contemporânea. Na sala, foram escolhidas as poltronas Presidencial, a mesa de jantar Guanabara e as poltronas Senior, reedições Etel do designer Jorge Zalszupin. Ambas as mesas de centro têm desenho da Bernardes Arquitetura em parceria com a Etel. O sofá curvo também foi desenhado pelo escritório, em parceria com o estofador Carlos Rosa. O aparador em tora maciça é um elemento importante que une estar e jantar e serve de apoio para ambos os espaços. A cozinha foi pensada para ser limpa e prática, unindo tecnologia e design, a pedido dos clientes, com equipamentos Gaggenau, móveis da Valcucine e mesa de almoço em Freijó maciço e inox, com desenho da Bernardes Arquitetura.
Local:
Rio de Janeiro, RJ
Data do projeto:
2018
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Fotos:
Ruy Teixeira
Tags:
#apartamento #interiores