ADEGA SANTIAGO RIO
A Adega Santiago, que já contava com três unidades na capital paulista, abriu sua primeira unidade carioca no antigo espaço de eventos de um shopping na Barra da Tijuca. O novo restaurante, que ganhou uma localização privilegiada que se abre à paisagem da Lagoa da Tijuca, teve como desafio principal converter um espaço de grande escala em um ambiente mais intimista. Sua organização espacial privilegia a conexão visual do salão com a lagoa, enquanto suas áreas operacionais concentram-se junto ao acesso de cargas e serviços do shopping e às paredes cegas originais do ambiente. A ligação do restaurante com a vista da lagoa se dá também através do projeto de interiores e de mobiliário, que reforçam esta relação através do desenho de cabines mais acolhedores e de uma distribuição espacial que a enfatiza.
Os materiais de acabamento, que aliam piso, painéis e mobiliário em madeiras escuras (respectivamente, cumaru, freijó e peroba rosa) a revestimentos em couro, foram aplicados em desenhos mais contemporâneos que se inspiram na ambiência intimista já adotada em outras unidades. O fechamento do restaurante se dá através de painéis treliçados pivotantes que flexibilizam a operação do restaurante. Estes podem tanto restringir o uso do salão fora dos horários de pico ou para eventos privados, quanto permitir a expansão do mesmo a áreas próximas da varanda do shopping que se debruça sobre a lagoa. A iluminação do restaurante se dá através de grandes pendentes circulares (com dois a três metros de diâmetro), levemente espaçados, que eliminam o impacto do grande pé direito original. À noite, estes pendentes criam um efeito visual de grandes discos iluminados que parecem flutuar sobre o salão.
Local:
Rio de Janeiro, RJ
Data do projeto:
2018
Área:
390 m²
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Camila Tariki, Antonia Bernardes, Francisco Abreu, Paulo Martins, Caroline Premoli, Juliana Biancardine, Fernanda Lopes, Thais Villar
Paisagismo:
Embyá Paisagens e Ecossistemas
Iluminação:
Lightworks
Fotos:
Leonardo Finotti
Tags:
#restaurante #interiores