EDIFÍCIO GÁVEA
Desenvolvido para um lote em uma movimentada rua no bairro da Gávea, zona sul carioca, este edifício acomoda cinco pavimentos (térreo, três pisos e cobertura) e um subsolo, através de um volume predominantemente horizontal com 15 metros de largura por 30 metros de profundidade, cercado por edifícios vizinhos altos.
Para melhor atender o programa e concentrar o maior número de apartamentos no projeto de baixo gabarito, optou-se pela disposição do primeiro apartamento já no pavimento térreo, enquanto quatro apartamentos-tipo são dispostos no primeiro e segundo pavimento, e dois apartamentos duplex ocupam o terceiro piso e cobertura, totalizando sete unidades habitacionais.
A ocupação quase que total do terreno e inexistência de recuos laterais, trouxe o desafio em como assegurar iluminação e ventilação natural adequada ao interior de todos os apartamentos, solucionado através de dois pátios: o primeiro deles na zona central da lateral esquerda e o segundo aos fundos do lote, que cumpre o papel de varanda da primeira unidade.
O núcleo de circulação vertical, equipado com caixa de escada e dois elevadores, é previsto no volume de maneira que cada apartamento (dos dois primeiros pisos) é organizado em um espaço quadrado de 15×15 metros, espelhados dos dois lados, com exceção da unidade do térreo que conta com uma suíte de serviço. Cada célula habitacional é constituída por sala de estar e jantar, cozinha e área de serviço integradas, e três suítes que se abrem para a varanda e pátio.
Na fachada, o piso das varandas com 2,5 metros de profundidade em estrutura metálica tornam-se beirais aos pavimentos inferiores e o fechamento das extremidades inclina-se diagonalmente, criando certa identidade gráfica ao edifício. Estes planos inclinados por sua vez, comportam um sistema de cortinas translúcidas, que podem ser fechadas ou abertas, de acordo com o nível de privacidade e proteção solar requerida. No interior, piso e forro recebem acabamento em réguas de madeira, enquanto o exterior é recoberto por chapas metálicas com pintura cinza grafite que destacam o zigue-zague.
Local:
Rio de Janeiro, RJ
Data do projeto:
2019
Área:
2.600 m²
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes (diretor criativo), Francisco Abreu, Paulo Martins, Juliana Biancardine, Gabriela Sad