MUSEU POWERHOUSE PARRAMATTA
A Bernardes Arquitetura participou do concurso internacional para o novo Museu de Artes Aplicadas e Ciências de Sydney, Austrália, junto com os escritórios Scale Architecture, Agência TPBA e Burle Marx. Nossa equipe foi uma das seis finalistas, tendo competido com grandes escritórios do mundo todo.
O novo Museu surge de um grande gesto urbano. Ao colocar seus maiores espaços de exposição no térreo, em volumes separados, o museu cria um espaço público icônico no coração do quarteirão. O edifício possui um balanço de 22 metros que chega ao rio Parramatta e cria um telhado em escala urbana com 28 metros de altura, criando um grande espaço público coberto.
Este vazio cívico ao ar livre é capaz de sediar eventos de grande escala, transformando o Powerhouse Parramatta em uma grande praça pública. Suas bordas são definidas por elementos de construção em escala humana refinados e agregam vibração e vida ao gesto urbano. Os degraus à beira do rio conectam esse espaço ao rio, gerando um lugar natural para se sentar e se reunir.
A fachada permeável compreende um sistema de persianas verticais, delicadamente padronizadas e com tons variados, proporcionando uma pele expressiva, legível tanto da escala urbana quanto da arquitetônica. Operando com um sistema de ventilação mista, a fachada permite que as rotas de circulação possuam ventilação natural.
Local:
Sydney, Australia
Data do projeto:
2019
Área:
42000 m²
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura, Scale Architecture, Agência TPBA
Equipe:
Thiago Bernardes, Francisco Abreu, Gabriel Duarte, Renata Bertol, Gabriel Gomes, Matt Chan (Scale Architecture), Georgie Forbes (Scale Architecture), Priscila Bellas (Agência TPBA), Thiago Almeida (Agência TPBA), Caio Guaraná (Agência TPBA)
Paisagismo:
Escritório Burle Marx
Fotos:
Doug & Wolf
Publicaçóes:
- POWERHOUSE PARRAMATTA Finalistas
Prêmios:
- International Design Competition, Finalista, 2019