CASA JSL
Implantada em um condomínio residencial em Paraty, no Rio de Janeiro, a poucos metros de distância da praia, a Casa JSL foi pensada a partir da ideia de conexão – visual, privilegiando a vista ao mar; e dos espaços de estar e lazer.
Ao chegar pela rua, o visitante depara-se com o volume em aço cuidadosamente disposto sobre o paisagismo com espécies tropicais. Na lateral esquerda, um pergolado triangular, engenhosamente criado a partir da extensão das vigas de aço resguarda a garagem entre o jardim.
Entrando na residência, uma área rebaixada com altura tradicional de um pé direito é posteriormente superada pelo pé direito duplo, a partir da malha estrutural em aço.
No perímetro de toda a residência, extensores metálicos são presos diretamente sobre as vigas, onde brises fixos do mesmo material são instalados, perpendiculares na face dos dormitórios e área gourmet. Estes recebem pintura cinza grafite, seguindo o mesmo acabamento do esqueleto metálico e caixilhos. Essa solução, por sua vez, viabiliza o conforto térmico a partir do sombreamento da área social, que somado a generosa abertura da caixilharia, contribui para ventilação natural abundante.
O living recebe ripas de madeira sobre as paredes que também recobrem o forro da área rebaixada do hall e sala de jantar, trazendo conforto. No mesmo padrão, portas de acesso à sala de TV e áreas de serviço são mimetizadas. No pé direito duplo da sala de estar, um grande vidro fixo junto ao brise de malha quadriculada permite ver a vegetação, protegendo da exposição ao sol, como um véu.
No mobiliário e acessórios, texturas tipicamente praianas são reimaginadas numa visão contemporânea. Sofá e poltronas recebem acabamento em linho, enquanto o tapete é de sisal. Ao fundo da sala de jantar, um biombo em corda de marinheiro.
Hall de entrada, salas de estar e de jantar transformam-se em varandas quando suas esquadrias estão abertas para a área gourmet e piscina. Integrando os espaços, os mesmos materiais do interior são utilizados no piso externo e parede da churrasqueira. Na cobertura, um toldo com abertura eletrônica pode ser aberto ou fechado.
Ao centro do living, a escada metálica conecta o térreo as áreas privadas. Acima do hall, o home office permite certa permeabilidade visual direta à praia a partir de aletas metálicas brancas. Já nos dormitórios, esquadrias de correr de piso a teto podem ser completamente abertas, que junto ao guarda-corpo de vidro incolor e brises, trazem a brisa e o azul do horizonte ao interior. A roupa de cama segue um padrão de cores e texturas praianas, como o azul marinho, ocre e padrão listrado náutico, e a cabeceira recebe a mesma madeira utilizada no pavimento térreo.
Local:
Paraty, RJ
Data do projeto:
2020
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Fotos:
Maíra Acayaba
Prêmios:
- 60ª Premiação Anual IAB/RJ, Vencedor - Edificações, 2022
Tags:
#casa #interiores