CASA RMA
Como um refúgio a poucos quilômetros da capital paulistana, o projeto para esta residência de veraneio na região litorânea, foi idealizado buscando promover a maior privacidade e desfrute de seus espaços. Com isso em mente, ao mesmo tempo influenciados pelas condicionantes geográficas do lote, a implantação em “L” oportuniza um pátio central que beneficia seus interiores do melhor aproveitamento da iluminação e ventilação natural. Ao centro, são acomodados o jardim, solário e piscina, favorecidos pela orientação solar.
À sombra da cobertura inclinada, o programa é distribuído a partir de uma clara setorização: no sentido norte-sul do pavimento térreo é acomodado o living de pé direito duplo; enquanto no volume oposto, perpendicular às salas de estar e jantar, estão os espaços de serviço – cozinha, lavanderia, lavabo, e três suítes de apoio, com aberturas no sentido leste-oeste. Esse volume é integralmente revestido por painéis em réguas de madeira, que mimetiza as portas de acesso e brises pivotantes dos banheiros das suítes de hóspedes.
Uma escada em granito que corta o volume de serviços, conecta os dois pavimentos. No piso superior está a sala da família, aberta ao living, e três suítes com vistas defronte ao jardim principal.
Estruturalmente materializada em aço, nesta residência priorizamos a integração e conforto térmico através de decisões projetuais tais como: adoção de amplos caixilhos de vidro para transparência e constantes trocas de ar; permeabilidade dos fechamentos – painéis treliçados de madeira que atenuam a luz solar ao longo de toda a galeria de circulação; brises na fachada dos quartos; além da continuidade do piso em todos os ambientes.
Os interiores buscam traduzir os conceitos de aconchego e leveza. No living, ainda que com vãos modestos e pé direito duplo, a presença constante da madeira – presente nos painéis e forro – aquece visualmente o espaço, enquanto cria uma escala mais palatável aos moradores. O piso e volume da lareira tem suas superfícies revestidas em placas de granito Branco Siena. No mobiliário soma-se estofados em linho, peças de design assinado (a exemplo da poltrona Mandacaru, assinada por Baba Vaccaro, e John Graz, com desenho do designer de mesmo nome), e outras desenhadas pela equipe da Bernardes Arquitetura especialmente ao projeto, como as mesas de centro com tampo em peças cerâmicas. A composição também recebe móveis garimpados e elementos artesanais. No jantar, a mesa em madeira é composta pelas cadeiras Rio, de Carlos Motta, e aparador em pedra desenvolvido por nossa equipe de interiores.
Nesse espaço, os brises em madeira são posicionados apenas na zona inferior da fachada norte, coreografando a luz que adentra o espaço. Os vidros podem ser completamente recolhidos nas duas fachadas, permitindo que haja ventilação cruzada.
A partir do mezanino, a disposição do espaço de convívio voltado em direção ao living somado a estratégica inclinação da cobertura e fechamentos em vidro na porção superior das três fachadas, direciona a vista dos moradores à mata circundante que abraça a residência. A sala de TV é orientada ao sentido oposto, que tem sua luminosidade resguardada a partir de um inteligente sistema de fechamentos da fachada lateral com painéis em zigue-zague, de maneira que em cada uma das faces alternadas, esbeltas aberturas em folhas de vidro são aplicadas, preservando o controle da entrada de luz, mas permitindo a circulação de ar.
A paleta de materiais dos dormitórios segue aquela aplicada nos demais ambientes, prevalecendo o uso da madeira – forro, painéis, mobiliário e acessórios. Os banheiros podem ser integrados ao restante do quarto através de brises pivotantes que oferecem uma vista de dentro para fora.
No jardim, o perímetro da piscina é definido por linhas curvas que remete as naturais. Nas bordas e áreas caminháveis, placas irregulares de pedra são justapostas, envolvida pela tropicalidade do paisagismo assinado em parceria com Jundu Paisagismo.
Local:
Guarujá, São Paulo
Data do projeto:
2019
Área:
643 m²
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Camila Tariki, Dante Furlan, Fausto Sombra, Marcelo Dondo, Patrícia Souza, Fernanda Luqueze, Gleice Sangregorio, Marina Salles, Ana Carolina Zuin
Paisagismo:
Jundu Paisagismo
Iluminação:
Lightworks
Fotos:
Leonardo Finotti
Tags:
#praia #casa #interiores