Escritório CB
Motivados pelos questionamentos trazidos pela pandemia, além das constantes reflexões em como seria o espaço de trabalho ideal às novas dinâmicas, os líderes desse escritório internacional de advocacia chegaram até a Bernardes Arquitetura com o desejo de repensar o projeto de sua sede em São Paulo, agora em um novo endereço.
Diante do cenário atravessado ao longo da quarentena, sobretudo, após o cruzamento entre vida pessoal e profissional, que tornou evidente a importância na qualidade dos espaços de trabalho, uma das principais preocupações apresentadas pelos clientes era em como traduzir o dna da empresa no espaço, promovendo constantes trocas entre a equipe. Tendo isso em mente, o novo escritório – desenvolvido especialmente para o retorno das atividades presenciais – foi elaborado considerando três pontos chave: colaboração, bem-estar, e tecnologia como ferramenta facilitadora.
Sublinhando a atmosfera acolhedora ao dia a dia dos funcionários, embora um espaço comercial, trabalhamos com soluções que evocam a atmosfera encontrada nos projetos residenciais desenvolvidos pela Bernardes: espaços amplos e integrados, luz, uso de materiais naturais, e a presença constante do verde.
Com 3.140 metros quadrados de área distribuídos em dois pavimentos, para maior comodidade, o programa foi distribuído tendo os espaços de atendimento e reuniões no primeiro pavimento (10º andar), enquanto as áreas de trabalho e apoio se encontram no pavimento superior (11º andar).
No embasamento, a madeira é o material protagonista, presente nos painéis, forros, esquadrias das salas e mobiliários, enquanto o piso é recoberto por placas de pedra de grande dimensão.
Recepcionando os clientes, na entrada principal, a galeria de circulação é envolta por uma generosa estante que atravessa todo o ambiente e acomoda a grande coleção de livros, além de obras de arte. Para conferir um caráter mais intimista, pequenos lounges – com poltronas de designers brasileiros – distribuídos ao longo deste espaço sugerem áreas de convívio e para rápidas reuniões. Ao fundo, painéis pivotantes de madeira – que podem ser abertos, deixando entrever a circulação, ou completamente fechados, como uma parede – resguardam o expresso bar, área desenvolvida como um lounge para refeições ou ainda, como ambiente para reuniões menos formais com os clientes.
Já a entrada de acesso exclusivo aos advogados é composta por mobiliários flexíveis que sugerem espaços de leitura e conversa, ao incentivar maior interação.
De caráter escultórico, a escada foi disposta na região central, conectando os dois pisos, mas permitindo que haja certa conexão visual. Abraçando sua estrutura, o canteiro rebuscado por espécies vegetais traz o verde ao interior. Enquanto isso, as salas de reunião são dispostas defronte à vista panorâmica, que seguem desenhos mais livres ao desviar da escada a partir da aresta chanfrada que tem seus vértices ligeiramente curvados, solução que confere dinamicidade ao layout. Com fechamento em vidro e caixilharia com acabamento de madeira, cada uma das salas recebe cortinas perimetrais em linho que podem ser recolhidas durante as reuniões para maior comodidade.
No mobiliário, para acomodar o maior número de pessoas, ao mesmo tempo permitir que todos estejam mais próximos, as mesas especialmente desenhadas por nossa equipe de interiores, seguem desenho triangular com vértices suavemente arredondados. Sob os panos de vidro do edifício, jardineiras delineiam a fachada com a presença do paisagismo, enquanto o sofá que atravessa sua extensão foi pensado como apoio às reuniões com maior número de pessoas e/ou mais casuais – para conversar com os clientes ou atender uma ligação.
Tendo como mote a colaboração, no piso superior, a antiga área de trabalho bastante seccionada, agora dá lugar à estações lineares, de maneira que há maior número de assentos e constantes trocas entre os profissionais. No limite de toda a fachada, jardineiras são instaladas junto a estofados longilíneos e mesas de madeira ao estilo de um “canto alemão”, oferecendo maior bem-estar e suporte às reuniões informais.
Também estão concentradas nesse pavimento salas aos profissionais que requerem espaços privativos; além de cabines para ligações online, desenhadas com soluções de tratamento acústico para atender à dinâmica crescente de reuniões virtuais após o período de lockdown. No total, nos dois pavimentos, temos 30 salas para diretores, 5 phone booths, 7 salas de reunião para clientes e 2 salas de reuniões internas.
Embora respeitando a seriedade sugerida por um escritório de advocacia, a proposta busca reinterpretar a formalidade, mas valorizando a experiência humana. Salpicando a base de materiais naturais (madeira, pedra, palha e tinta mineral) adicionamos pontos de cor nos tecidos dos estofados, que os tornam acolhedores, mas também energizantes.
A partir de sua ampla expertise no desenvolvimento de projetos corporativos, nesse escritório trabalhamos em conjunto com a equipe de especialistas da Athié Wohnrath, que definiu o organograma técnico e que serviu como bússola ao arranjo dos fluxos e espaços propostos no conceito desenvolvido pela Bernardes. A A|W também elaborou o projeto de sistemas prediais e tecnológicos, além de toda a execução da obra.
Local:
São Paulo, SP
Data do projeto:
2022
Área:
3140 m²
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura (arquitetura) / Athié Wohnrath (execução)
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Camila Tariki, Renata Leite, Fausto Sombra, Jade Shaw
Paisagismo:
Cenário Paisagismo
Iluminação:
Foco Iluminação
Fotos:
Fran Parente
Tags:
#interiores #escritório