EXPO OSAKA
O pavilhão apresenta a ideia de Brasil como potência ecológica. Nesse sentido, tem a premissa de conter um horizonte natural da Floresta Amazônica a partir do tema da agroflorestal desenvolvida pela colônia japonesa em Tomé-Açu, no interior do Pará. Este jardim interno irá reproduzir de modo imersivo a experiência de visitação da Floresta Amazônica, sua atmosfera de nuvens de umidade, sons e odores na representação possível deste valioso patrimônio brasileiro e mundial.
A arquitetura do pavilhão pode ser resumida a um perímetro retangular em estrutura de madeira laminada que abriga uma porção de agrofloresta. Na perspectiva externa principal, a ausência de um objeto construído, possibilitada pela inclinação da cobertura, apresenta o pavilhão de modo inusitado – apenas um baixo pórtico inicial da estrutura, assim como um Torii japonês, demarca o momento liminar de entrada na natureza interior. Após a entrada, a compressão espacial causada nos visitantes é rapidamente revertida em uma imersão no infinito horizonte natural da da floresta, visualmente construído a partir do revestimento dos planos laterais internos do pavilhão em telas tensionadas espelhadas.
Externamente, o pavilhão simboliza a proteção da floresta, contendo-a como herança finita e valiosa. Internamente, seu espaço se torna um território expandido como ode de retorno da humanidade à natureza, na potencialização de uma urgente cultura ecológica atrelada à sobrevivência de nossos biomas.
Desse modo, os projetos de arquitetura e expografia são ações indissociáveis na representação física do tema proposto. Almejando ser introdução ao ideal de uma sociedade que se entenda novamente como parte da natureza, o pavilhão se apresenta enquanto espaço a ser livremente vivenciado pelo público, suscitando momentos de pausa e reflexão sobre o porvir do Planeta Terra e sobre o importante papel do Brasil nesse futuro que se quer ecológico.
Local:
Osaka, Japão
Data do projeto:
2022
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura, Agência TPBA
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Francisco Abreu, Kykah Bernardes (Bernardes Arquitetura); Thiago de Almeida, Priscila Bellas (Agência TPBA)
Paisagismo:
Rodrigo Oliveira Paisagismo (consultoria)
Ficha técnica:
Download pdf
Publicaçóes:
- Teste de Publicação externa
Prêmios:
- Segundo Lugar, Concurso Público Nacional de Arquitetura e Expografia para o Pavilhão do Brasil na EXPO OSAKA 2025, 2022