CASA RA
A casa está localizada em um condomínio de lotes contíguos e ocupa um terreno com topografia em declive. A implantação parte da definição dos limites laterais através das duas empenas de concreto com seis metros e setenta de altura a partir do nível de acesso. A cobertura é composta por vigas metálicas que apoiam a laje de concreto. Dessa maneira, o conjunto formado pela cobertura e empenas define o volume do projeto, dá privacidade aos moradores, orienta a circulação e o olhar para a vista do mar.
A partir da fachada principal, percebe-se uma relação entre o cheio e o vazio na ocupação do espaço. De um lado, o módulo atirantado ao vigamento metálico da cobertura é revestido por persianas de madeira, e do outro, um amplo espaço livre é garantido pelo pé direito de seis metros.
No pavimento térreo localiza-se o setor de serviço – com o mesmo fechamento em persianas – contíguo aos espaços sociais – sala de jantar, estar e terraço. O volume abriga as suítes e sala íntima. A circulação alcança o grande deck descoberto integrado à piscina e de onde se descortina a paisagem.
Foi possível criar o pavimento inferior devido ao declive do terreno e este abriga duas suítes para hóspedes, sala íntima, adega e as dependências de serviço, além de uma grande varanda coberta.
Local:
Natal, RN
Data do projeto:
2008
Área:
600 m²
Arquitetura:
Bernardes + Jacobsen Arquitetura
Interiores:
Gracita Lopes / Gabinete de Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Márcia Bomtempo, Daniel Vannucchi, Edgar Murata
Fotos:
Denilson Machado