CASA MTL
Disposta sobre o terreno predominantemente plano em um condomínio residencial na cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, a Casa MTL foi pensada buscando o equilíbrio entre níveis de privacidade e integração. Construída em um sistema estrutural pré-fabricado, a residência é erguida em dois pavimentos a partir de uma malha de pilares metálicos, beirais em madeira, e fechamentos em brises e muxarabi de madeira, assegurando rapidez construtiva, racionalização e baixa produção de resíduos.
Ao chegar pela rua, o visitante depara-se com uma casa essencialmente protegida, com elementos arquitetônicos que asseguram certo nível de privacidade. O pavimento térreo, por sua vez, abriga duas suítes, uma pequena suíte de serviço, sala de TV, e cozinha integrada ás áreas sociais – sala de jantar e sala de estar.
Diferentemente da área frontal, resguardada, a área posterior desta residência abre-se à vista da mata adjacente e praia, permitindo a permeabilidade visual e física entre o interior e exterior. A partir disso, na extensa área do deck, pontuado por árvores, a porção lateral direita é inteligentemente quebrada a partir do prolongamento do bloco social, que por sua vez, gera o espaço da sala de estar e um novo pátio. Vale ainda dizer que esta intenção projetual, possibilitou que a piscina tenha áreas descobertas e coberta.
Nos interiores, peças icônicas do design brasileiro compõe o espaço, como a poltrona Radar e cadeira Rio de Carlos Motta e cadeira Atibaia de Paulo Alves. O pavimento superior abriga quatro suítes, entre elas, a suíte máster, que recebe um deck de madeira privativo sobre a cobertura da sala de estar. Como segurança e resguardo, mas garantindo funcionalidade, o guarda-corpo tradicional é substituído por um banco revestido com a mesma madeira do piso.
Neste projeto, os beirais, elemento arquitetônico frequentemente presente na arquitetura brasileira, em vez de uma superfície única, é desenhado a partir de uma malha quadrada, pela justaposição das vigas de madeira laminada, que gera o desenho coreografado da sombra.
Local:
Paraty, RJ
Data do projeto:
2011
Área:
920 m²
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Márcia Santoro, Camila Tariki, Eza Viegas, Pérola Machado, Antonia Bernardes
Paisagismo:
Jundu Paisagismo
Iluminação:
LightWorks
Fotos:
Leonardo Finotti
Tags:
#casa