CASA DAS VENEZIANAS

CASA NA BAHIA

CASA DA GALERIA

CASA DA TENDA

A casa projetada por Claudio Bernardes para ele e sua família é composta por uma estrutura modular em aço, sob uma cobertura tensionada de lona impermeável fixada por cabos de aço, presos a esbeltos pilares inclinados.

A longa piscina retilínea de 25 metros é concebida como elemento conectivo e liga o exterior ao interior atravessando a área de estar-jantar até chegar ao jardim.

O térreo é completamente aberto para o jardim, com exceção do bloco de serviço. O acesso à sala com pé direito duplo se dá através de grandes portas de vidro deslizantes. O andar superior é dividido em duas zonas interligadas por uma passarela com guarda corpo de vidro, que cruza o espaço livre do pé direito duplo da sala. Os quartos e o escritório estão localizados nesse andar superior e possuem tetos geométricos de papel encerado que promovem uma iluminação tênue – como uma grande luminária.

A transparência almejada por Claudio permite a total integração interior/exterior, e, é alcançada através do uso dos panos de vidro para o fechamento das fachadas; do amplo ambiente térreo sem compartimentação interna; da escada vazada com guarda corpo de vidro, e da passarela, elemento que nos permite observar todo o conjunto através de um outro ponto de vista.

CASA DA REPRESA

CASA VERMELHA