Escritório
Fruto de uma história que atravessa 3 gerações, são mais de mil projetos
Bernardes Arquitetura é fruto de uma história que atravessa gerações. É um espaço criado em 2012 por Thiago Bernardes onde busca aprofundar seu trabalho autoral e criar novas parcerias. Hoje integram o escritório os sócios Nuno Costa Nunes, Márcia Santoro, Camila Tariki, Dante Furlan, Francisco Abreu, Rafael de Oliveira, Thiago Moretti e Antonia Bernardes.
A Bernardes Arquitetura desenvolve projetos que atravessam variados programas e escalas. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa, a equipe é formada por mais de 130 profissionais que atuam nas áreas de arquitetura, urbanismo e design de interiores. O portfolio do escritório abrange desde projetos residenciais e comerciais, incluindo hotéis, restaurantes, instituições culturais e educacionais, até projetos urbanos, que incluem condomínios, bairros e masterplans.
Nossa equipe multidisciplinar é composta por profissionais que compartilham uma filosofia de trabalho colaborativo com objetivo de alcançar excelência e eficiência em cada projeto.
Thiago Bernardes
Nasceu no Rio de Janeiro em 1974, em uma família de arquitetos. Seu avô, Sergio Bernardes, um dos mestres da Arquitetura Moderna Brasileira, fez história nas décadas de 50’ e 60’. Seu pai, Claudio Bernardes, é autor de um original e inconfundível estilo residencial, onde os elementos primitivos da cultura brasileira são inseridos de forma a criar um contexto contemporâneo. Com mais de vinte anos de experiência, Thiago vem ao longo desses anos criando sua própria identidade sem abandonar a influência que seu pai e seu avô lhe deixaram.
Nuno Costa Nunes
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Santa Ursula com Especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou suas atividades profissionais ainda jovem e passou por grandes empresas como Cofix Construções, Xerox do Brasil, Telemar/ Oi e Accor Brasil (hotelaria). Em 2021 iniciou no mercado de Arquitetura e durante dez anos foi Coordenador Geral do escritório Bernardes + Jacobsen Arquitetura. Hoje é Sócio, Diretor Executivo, do escritório Bernardes Arquitetura. Na área acadêmica é professor do Curso de Pós-graduação em Finanças e Gestão para Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores em diversas instituições e cursos, como por exemplo a Fundação Getúlio Vargas e IAG PUC – RJ.
Marcia Santoro
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como coordenadora de Arquitetura de Interiores no escritório Claudio Bernardes & Jacobsen durante quatro anos e, ao lado de Thiago Bernardes, no escritório Bernardes + Jacobsen Arquitetura, durante treze anos. Nesse período, coordenou projetos entre Rio e São Paulo. Credita sua parceria na criação do escritório Bernardes Arquitetura, à vivência profissional e humana acumulada ao longo de dezessete anos. Antes, de iniciar sua trajetória junto aos escritórios Bernardes, trabalhou com Luiz Paulo Conde e Coutinho e Diegues & Cordeiro.
Camila Tariki
Arquiteta com especialização em Design e Arquitetura de Interiores pela Parsons School of Design, NY. Atuou como diretora do premiado escritório de design Karim Rashid durante dez anos. Trabalhou na criação e coordenação de mais de 80 projetos em 28 países como hotéis, restaurantes, lojas, museus e exposições de arte. Em 2011, ganhou dois prêmios de design para a empresa alemã Draenert. Após onze anos morando em Nova Iorque, Camila retornou ao Brasil em 2012 para integrar a equipe da Bernardes Arquitetura.
Dante Furlan
Arquiteto e Urbanista formado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo com Pós-graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Desde a criação do escritório coordena equipes de projetos. Atuou nos escritórios FGMF e Euclides Oliveira onde participou e venceu diversos concursos de Arquitetura, dos quais destacamos o Concurso Nacional de Urbanismo – Bairro Novo – SP, em 2004.
Francisco Abreu
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com intercâmbio na Pennsylvania State University (EUA). Trabalhou nos escritórios GCP, Stadia Group, entre outros, tendo se juntado à Bernardes Arquitetura em 2010, onde atua como coordenador de projetos desde 2013. Hoje é responsável pelas operações do escritório do Rio de Janeiro. Coordenou a execução de projetos de grande escala do escritório, notadamente, Edifício Aníbal, Hotel Arpoador e as Casas Asa e Terra. Em 2009, ganhou o prêmio de melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelo IAB-RS e foi nomeado para representar a UFRGS no Archiprix, premiação mundial de trabalhos finais.
Rafael de Oliveira
Arquiteto e urbanista pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em projetos de grande escala nos escritórios Balken arq, NPC grupo arquitetura, Engevix engenharia e Bernardes + Jacobsen arquitetura. Desenvolve e coordena projetos na Bernardes Arquitetura desde 2014 com ênfase em tecnologia e sistemas construtivos nas áreas residencial, hoteleira e de serviço. Dedica-se ao estudo e desenvolvimento de projetos ligados a tecnologia construtiva como MLC e terra crua desde sua formação acadêmica ligada à cátedra da Unesco/Craterre. Tem especialização pela Fupam/USP e iniciou pós graduação pelo IPT/USP. Atuou no desenvolvimento e intermediação de tecnologia de construção modular em MLC com parceria internacional (Portugal).
Thiago Moretti
Arquiteto pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) com intercâmbio no Politécnico de Milão (Itália). Trabalhou com Vigliecca e Associados, Hereñu+Ferroni, Isay Weinfeld, tendo se juntado à Bernardes Arquitetura em 2012, onde tornou-se responsável pelo desenvolvimento de estudos até 2015 no escritório do Rio de Janeiro. Em 2016, retornou para Lisboa onde é responsável pelo escritório local, reforçando o movimento de internacionalização da Bernardes, que conta com projetos de várias escalas de Norte a Sul de Portugal e uma proposta de atuação a nível europeu.
Antonia Bernardes
Jornalista de formação pela Faculdade da Cidade-RJ em 2000, atuou como assistente de produção de moda desde os 16 anos. Foi assessora de imprensa e produtora de moda da grife carioca Maria Bonita de 2000/2004. Criou sua própria marca “Antonia Bernardes”, 2004/2012, que trazia em seu DNA um estilo atemporal, reconhecida pelo uso de tecidos 100% naturais como o linho e o algodão, pouco usados na época, além de técnicas manuais. Convidada a participar da equipe de Interiores do escritório Bernardes Arquitetura, trouxe com ela a experiência adquirida no âmbito da moda e o olhar sobre a obra do pai, Claudio Bernardes, onde o bom gosto e a elegância prevalecem no uso de materiais naturais e pesquisa em técnicas artesanais. Antonia vem participando, desde 2012, de projetos de interiores de premiadas obras do escritório, dentre as quais, o Hotel Fasano Angra dos Reis, Hotel Arpoador, Casa Terra e Casa Asa. Convidada a sócia do Bernardes Arquitetura, em janeiro 2022, passa a dirigir a equipe de interiores do Rio de Janeiro.
Prêmios
2024
Architizer A+Awards:
Vencedor selecionado pelo júri - Best Residential Firm.
Prêmio Sérgio Bernardes AsBEA/RJ de Arquitetura:
Vencedor na categoria "Edifícios Industriais e Comerciais" com o projeto Elena Restaurante e na categoria "Residências" com o projeto Casa CLL. Menção Honrosa na categoria "Residências" com o projeto Casa GAK.
BLT Design Awards:
Vencedor na categoria "Architectural design - Residential" com o projeto Casa GAK.
LOOP Design Awards:
Vencedores como "Architecture Design Of The Year" com o projeto Casa GAK e "House Of The Year" com o projeto Casa CLL.
World Architecture Festival:
Finalista na Categoria House & Villa (rural/coastal) com o projeto Casa GAK
2023
Best of Year - Interior Design:
Finalista na categoria "Residence: Country House" com o projeto Casa CLL.
Architecture Masterprize:
Vencedor na categoria Arquitetura Residencial - Residência unifamiliar, com os projetos Casa Asa e Casa CLL.
2022
60ª Premiação Anual IAB/RJ:
Vencedor nas categorias "Edificação" com o projeto da Casa JSL, e em "Interiores e Design" com o projeto do Restaurante Gurumê Rio Sul
Architizer A+Awards:
Vencedor pelo Voto Popular na categoria "Private Houses - XL >6000 sqft" com o projeto da Casa Asa, e finalista (Shortlist) em "Best Residential Firm" pelo conjunto da obra residencial construída ao longo da história do escritório.
2021
Dezeen Awards:
Finalista na categoria “Hospitality” com o projeto do Hotel Arpoador.
59ª Premiação Anual IAB/RJ:
Menção Honrosa na categoria "Interiores e Design" com o projeto do Hotel Arpoador, e em "Edificações" com a Casa Asa.
8º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake/Akzonobel:
Finalista e um dos 13 selecionados para a exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake, com o projeto "Refeitório e Centro de Nutrição em Madagascar".
2019
World Architecture Festival:
Finalista na categoria “Completed Buildings: Villa” com as casas Asa e Pipa e na categoria “Future Project: Masterplanning” com o projeto Masterplan Paraty.
Architizer A+ Awards:
Vencedor do prêmio de Voto Popular na categoria “Concepts Plus – Architecture + Prefab”, com o projeto da Casa Pipa.
Dezeen Awards:
Finalista na categoria “Rural House” com o projeto da Casa Asa.
2018
Prêmio ASBEA de Arquitetura:
Vencedor na categoria "Residências", com o projeto da Casa Penísula.
Global Architecture & Design Awards:
Vencedor na categoria "Private Residence", com o projeto da Casa Península e 2º lugar na categoria "Mixed Use", com o projeto do Hotel Fasano Angra.
World Architecture Festival:
Finalista com o projeto da Casa Península.
Architizer A+ Awards:
Vencedor na categoria Private House XL, com o projeto da Casa Península; Menção Honrosa nas categorias "Unbuilt - Private House" e "Unbuilt - Office Building Mid-Rise", com os projetos Membeca Águas e Edifício Vila Nova Conceição respectivamente; e finalista na categoria "Apartments" com o projeto do Apt HGB.
Young Architects of Latin America:
Menção Honrosa e selecionado para exposição na 16º Bienal de Arquitetura de Veneza e livro, com o projeto da Casa Península.
2017
World Architecture Festival:
Finalista na categoria "Villa - Completed Buildings", com o projeto da Casa Triângulo.
2016
Prêmio Ebramem/WWF de Arquitetura em Madeira:
Menção Honrosa com o projeto da Capela Joá.
2015
Prêmio Casa Claudia Design de Interiores 2015:
Finalista na categoria “Restaurante”, sendo eleito “preferido do público” na etapa de votação popular, com o projeto Gurumê.
Restaurant and Bar Design Awards:
Finalista na categoria "Surface Interior", com o projeto do Gurumê.
II Prêmio ASBEA/RJ:
Vencedor na categoria "Residências Unifamiliares" com a Casa Terra e Menção Honrosa na categoria "Edifícios de Serviço", com o projeto do Edifício Aníbal.
Architizer A+Award 2015:
Vencedor do prêmio do júri nas categorias "Private Houses XL" e "Religious Building & Memorials" com a Casa Delta e a Capela Joá, respectivamente.
2014
Architizer A+Award 2014:
Public Choice Winner na categoria "Cultural: Museums" com o MAR - Museu de Arte do Rio.
Concurso para o Pavilhão Brasil Expo Milão 2015:
Menção Honrosa.
I Prêmio ASBEA/RJ:
Vencedor na categoria "Residências Unifamiliares" com a Casa Delta. Menção Honrosa nas categorias "Edifícios Institucionais", "Hotelaria" e "Interiores" com os projetos Cidade do Cinema, Hotel Jose Ignacio e Gurumê, respectivamente.
7º Prêmio O Melhor da Arquitetura, Revista Arquitetura & Construção, Editora Abril:
Vencedor na categoria "Casa de Campo" com a Casa GCP.
Prêmio Casa Claudia Design de Interiores 2014:
Vencedor na categoria "Loja" com o projeto da Loja Celso Kamura.
2012
5º Prêmio O Melhor da Arquitetura, Revista Arquitetura & Construção, Editora Abril:
Vencedor na categoria "Casa na Serra" com o projeto da Casa Ponte.
2009
47ª Premiação Anual do IAB-RJ:
Vencedor na categoria "Edificações" com a Casa FN e na categoria "Arquitetura de Interiores e Design" com o projeto para a Agência MPM.
8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo:
3º lugar na categoria "Projetos" com a proposta para Vale - Edifício Sede Multinacional.