APT ÁGUA
O projeto desta cobertura em Ipanema foi desenvolvido como uma casa suspensa, ao repensar o conceito e escala tradicionais de um apartamento. Debruçado sobre o mar e com vista ao morro Dois Irmãos, os clientes, colecionadores de arte, nos solicitaram que houvesse certa conexão visual a praia. A partir disso, os limites físicos das áreas sociais do apartamento foram diluídos através de esquadrias de alumínio e vidro, responsáveis pela integração do living com a ampla varanda, que recoberta em deck tom areia, áreas ajardinadas e vista ao azul do horizonte, traz a sensação de se estar na praia.
Em um eixo único, são dispostas as salas de estar e jantar, estar externo e espaço gourmet, escritório, e varanda. Para quebrar a rigidez da massa construída e permitir que estes espaços ganhassem o caráter de áreas de lazer, foram pensados num jogo de cheios e vazios, de maneira que a porção central (estar externo e área gourmet) é interrompida pelos panos de vidro e aberta para a varanda, recebendo cobertura de vidro.
Nos interiores, as superfícies dos espaços sociais são revestidas em materiais naturais, criando embasamento neutro às obras de arte da coleção particular dos clientes, que trazem cor e vivacidade. Destaca-se no estar a poltrona Gaivota de Ricardo Fasanello e bancos Magrini e Mocho de Sérgio Rodrigues. O estofado de alguns dos mobiliários é revestido com tecidos em cores especialmente selecionadas de algumas das telas, como as poltronas Circle de Hans Wegner, trazendo o despojamento de uma casa de praia. No jantar, a mesa é composta por dez cadeiras Anel de Fasanello.
Todas as paredes do escritório são revestidas por folhas de madeira e um painel de correr esconde a TV.
Os espaços cobertos recebem piso de madeira com o mesmo alinhamento do deck externo, separados pela grelha linear do ralo em acabamento escovado. Nas extremidades da varanda, o piso é rebaixado a alguns centímetros e recoberto em placas de pedra, transformados em espelhos d’água (que dá origem ao nome do apartamento). Na lateral direita, próxima ao escritório, são dispostas espreguiçadeiras, enquanto na porção oposta, uma área com mesa de café da manhã privativa à suíte master.
Junto ao lazer, o apartamento também é provido de sala de massagem, sauna, academia e piscina.
Na porção oeste, estão resguarda as áreas íntimas (quatro suítes, incluindo suíte máster com closet e banheiros individuais) e um segundo escritório. As nuances do mar e clima praiano também são conduzidas aos tecidos dos dormitórios.
Enquanto isso, como um véu a resguardar os ambientes da insolação direta e assegurar privacidade, a fachada norte é protegida por uma extensa treliça de madeira e áreas ajardinadas, com paisagismo assinado por Isabel Duprat, reforçando a ideia de casa.
Local:
Rio de Janeiro, RJ
Data do projeto:
2016
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Camila Tariki, Ana Claudia Figueiredo, Francisco Abreu, Fabiana Porto, Marcia Santoro, Antonia Bernardes, Ilana Daylac, Pérola Machado, Inês Reis, Renata Evaristo
Paisagismo:
Isabel Duprat
Iluminação:
Lightworks
Fotos:
Ruy Teixeira
Tags:
#apartamento #interiores