EDIFÍCIO ANÍBAL
O Edifício Aníbal abriga as sedes de três empresas distribuídas em três pavimentos de planta livre. Térreo e cobertura são os espaços compartilhados por todos os usuários.
A fachada é composta por um conjunto de diferentes camadas que filtram luz e som. A camada exterior consiste em uma estrutura de alumínio perfurado que cobre os andares superiores de trabalho, seguida por paisagismo e, por último, janelas especiais à prova de som.
Os espaços de trabalho ocupam áreas livres de interferências estruturais – as plantas livres foram possibilitadas pelo uso de lajes nervuradas de concreto suportadas por colunas periféricas. Instalações prediais e circulações verticais estão localizadas em torno do perímetro do edifício.
A ocupação total do terreno pelo edifício trouxe o desafio de garantir a iluminação adequada para o seu interior, o que é resolvido através da biblioteca, que funciona como uma clarabóia em grande escala. As divisórias e pisos de vidro tornam a biblioteca uma espécie de prisma de iluminação, que distribui a luz do dia por todos os pavimentos ao mesmo tempo em que filtra a radiação indesejável.
Assista ao vídeo produzido pelo portal Galeria da Arquitetura.
Local:
Rio de Janeiro, RJ
Data do projeto:
2015
Área:
1020 m²
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Claudia Moreira Salles
Equipe:
Thiago Bernardes, Camila Tariki, Francisco Abreu, Daniel Vannucchi, Fabiana Porto, Victor Campos, Gabriela Di Toma, Antonia Bernardes, Caroline Premoli, Fernanda Lopes, Luiza Landim
Paisagismo:
Daniela Infante
Iluminação:
Studio Iluz
Fotos:
Leonardo Finotti
Prêmios:
- II Prêmio ASBEA/RJ, Menção Honrosa, 2015
Tags:
#interiores #escritório