BARCO PHENIX
Pensado como uma habitação de lazer nômade, com 33 metros de comprimento (98 pés) e quatro níveis, o Barco Phenix teve seu projeto de interiores realizado pela Bernardes Arquitetura em parceria com Manoel Chaves, responsável pela arquitetura naval.
No convés inferior com acesso pela popa (onde está localizada a casa de máquinas) ficam localizadas quatro suítes na zona central – duas delas com cama de casal e as outras duas com três camas de solteiro cada uma, sendo uma beliche –, e duas cabines de marinheiro na zona frontal. Os dormitórios de solteiro recebem acabamento em folhas de madeira no mobiliário e paredes, trazendo maior conforto ao espaço, além de luminárias de leitura individuais e roupas de camas com tecido azul celeste que alude à tonalidade do mar.
No convés principal estão concentradas as áreas de lazer. Na popa fica a varanda que é transformada em área de refeições ao receber uma mesa de até oito lugares, e um sofá revestido em tecido para exteriores, com maior durabilidade ao clima marítimo. No interior, a área central recebe o mesmo deque do exterior e folhas de madeira sobre as paredes, interruptores e mobiliário fixo. Nas laterais, dois sofás são responsáveis pela setorização do espaço em estar e jantar, de maneira que este segundo funciona como um “canto alemão”. Os sofás recebem estofamento em tecido cinza e almofadas em tons azul marinho, como as cadeiras do exterior.
A integração da cozinha a érea de jantar é realizada por meio de uma abertura lateral com acesso direto ao balcão principal, como área de apoio e passa-pratos. Com layout configurado em L acompanhando o desenho da circulação vertical, o espaço é equipado com modernos eletrodomésticos especialmente desenhados para embarcações. Os puxadores dos armários tem o sistema de cavas, ficando ocultos e poupando espaço. Aos fundos, uma pequena despensa.
Na zona frontal, fica a suíte máster, com closet e interiores revestidos em madeira com amplas aberturas. Sobre o sofá lateral, as gavetas ampliam as áreas de armazenamento, e rodapé com iluminação de efeito, com projeto luminotécnico assinado pela Lightworks.
Com vista elevada, o convés passadiço recebe a sala de TV e uma nova varanda, com puffs, mesa de refeições que acomoda até 10 pessoas e bancada. Na proa, há a cabine do comandante com dois postos de serviço. Enquanto isso, o último convés é responsável por concentrar um solário.