Casa CLL
Pensada como lugar de encontro e descanso da família no interior paulista, o projeto da Casa CLL conforma-se a partir da topografia do contexto em que está inserida. Três platôs distribuem o programa arquitetônico ao longo do terreno em declive, organizando as áreas íntimas, sociais e de lazer. Unindo dois dos três níveis, a cobertura única define um pé-direito mais aconchegante para os quartos enquanto se abre generosa para as áreas sociais.
As transições entre os níveis acontecem de forma gradual e permeadas por elementos naturais que promovem uma fruição agradável e integram as áreas internas e externas. O primeiro desnível é atravessado por pátios ajardinados enquanto o segundo, se realiza no percorrer da própria piscina e do gramado.
Nas extremidades dos platôs, quatro blocos estruturais revestidos em pedra contêm as áreas molhadas e de serviço e ancoram o plano em madeira laminada colada que se estende sobre eles com amplos beirais, desenhando um percurso resguardado ao redor de toda a casa.
A presença do verde sobre a cobertura articula uma relação simbiótica entre os ambientes construído e natural, além de trazer diversos benefícios, como redução na absorção de calor, apreensão de gás carbônico e retenção de águas pluviais para posterior distribuição. Para manter uma visualização mais delgada desta estrutura, a área de contenção da vegetação foi recuada em relação ao perímetro externo. Aberturas zenitais garantem a entrada de luz natural enquanto painéis solares captam energia para utilização no aquecimento de água.
Uma seleção concisa de materiais possibilita uma leitura clara da arquitetura ao mesmo tempo que proporciona aconchego para os ambientes. As pedras branco-piracema revestem os blocos de apoio e o piso interno e compõem com os painéis de madeira carbonizada pigmentada em verde e com a madeira da cobertura e do forro.
A curadoria de mobiliários foi pensada para complementar a seleção de peças especiais garimpadas em antiquários pelos proprietários e que incluem designs de Jorge Zalszupin, Joaquim Tenreiro, Jacqueline Terpins, entre outros.
Local:
Porto Feliz, SP
Data do projeto:
2022
Área:
992 m²
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Rafael Oliveira, Camila Tariki, Matheus D’Almeida, Luiza Barros, Renata Leite, Ana Carolina Zuin, Thássia Reis, Paula Rimi, Otávio Pimenta, Luís Felipe Sobreiro, Daniel Ferreira, João Magalhães
Paisagismo:
Marcelo Faisal Paisagismo
Iluminação:
Foco Luz e Desenho
Fotos:
Fernando Guerra
Ficha técnica:
Download pdf
Tags:
#casa #interiores #residencial