LOJA CELSO KAMURA
Neste projeto, originalmente de formas poligonais angulosas, sem conexão óbvia com os dois pavimentos, nosso desafio inicial foi estabelecer um acesso convidativo ao subsolo onde se desenvolveriam as principais atividades do salão. Desta forma a escada passou a ser um elemento arquitetônico importante e determinante dos outros espaços, buscando um paralelismo sutil, ela se dá generosa e ao se estreitar desperta a curiosidade. O ponto de fuga que gerou esse pensamento nos fez ir além, reforçando-o com um forro inclinado de réguas de madeira imprimindo um ritmo ao se percorrer o ambiente.
Na chegada, o brise em madeira e o banco em corian amarelo definem com personalidade o espaço e, logo ao fundo, as luminárias de cobre e as cadeiras de couro esquentam o espaço masculino.
Ao chegar ao subsolo vislumbramos todo o salão de um patamar intermediário, com uma nova dimensão do pé-direito duplo. Novamente nos sentimos convidados a descer por uma escada de pisos largos, quase uma arquibancada. Circundando o perímetro estão as bancadas de corte e ao centro uma grande árvore que, de forma lúdica, nos deixa aconchegados. Não podemos deixar de mencionar a contribuição da luz que simula claraboias naturais. Uma vez definido o conceito fomos buscar materiais simples como o piso monolítico de resina, a madeira e o vidro. Como contraponto, os mobiliários da recepção e da espera tiveram as linhas retas substituídas por curvas de formas orgânicas e com toque suave.
Local:
Rio de Janeiro, RJ
Data do projeto:
2013
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Camila Tariki, Ana Cláudia Figueiredo, Victor Campos, Ilana Daylac, Caroline Premoli, Renata Evaristo
Iluminação:
Studio Iluz
Prêmios:
- 7º Prêmio O Melhor da Arquitetura - Revista Arquitetura & Construção, Finalista, 2014
- Prêmio Casa Claudia Design de Interiores, Vencedor na categoria "Loja", 2014
Tags:
#interiores #loja