CASA DELTA
Essa casa de fim de semana foi projetada para um casal e seus três filhos jovens em um terreno com acentuado declive situado numa reserva de Mata Atlântica. O programa foi distribuído em níveis que se adaptam ao terreno e conformam um percurso interno que tem como ponto de partida a praça de acesso e como destino o terraço, de onde se avista o mar.
O projeto apresenta uma setorização clara: o grande volume do primeiro pavimento, envelopado em madeira, abriga as suítes dos filhos e hóspedes; o terraço abriga a suíte máster e áreas de convívio. Essa organização espacial flexibiliza o uso da residência, já que o terraço foi pensado como um pavilhão autônomo preparado para receber o casal, de modo que é possível manter fechado todo o primeiro pavimento no caso de uma viagem a dois.
Há o desejo de conferir certa ambiguidade aos espaços, diluindo os limites entre o “dentro” e o “fora”. No térreo, o amplo hall de entrada permite que o paisagismo invada a escada como um gesto que põe em questão as fronteiras entre interior e exterior. No terraço, a abertura dos grandes planos de vidro proporciona total integração com a área externa de onde se vê o mar e as copas das árvores. Assim, é possível ampliar a experiência de habitar, utilizando tanto estratégias que protegem o abrigo construído, quanto as que tornam possível que o morador usufrua a vivência integrada à natureza existente.
Assista ao vídeo produzido pelo portal Galeria da Arquitetura.
Local:
Guarujá, SP
Data do projeto:
2014
Área:
1000 m²
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Dante Furlan, Camila Tariki, Bruno Milan, Daniel Vannucchi, Pérola Machado
Paisagismo:
Isabel Duprat
Iluminação:
Lightworks
Fotos:
Leonardo Finotti e Ruy Teixeira
Prêmios:
- Architizer A+Awards, Prêmio do Júri na categoria "Private Houses XL", 2015
- I Prêmio ASBEA/RJ, Vencedor na categoria "Residências Unifamiliares", 2015
Tags:
#casa #interiores