ESCRITÓRIO VC
Para conversão de uma casa de valor histórico proveniente de um conjunto residencial geminado em escritório, a Bernardes Arquitetura buscou soluções que maximizassem a iluminação natural e setorização dos espaços.
No salão frontal, concentramos uma singela recepção composta por um pequeno balcão, e sobre este mesmo espaço, um volume conformado a partir de painéis especiais de vidro curvo que configuram a sala de reunião principal, sem que os necessitem transitar pelos demais espaços. As folhas de vidro são presas diretamente sobre a estrutura metálica no forro, livre de caixilhos e valorizando o desenho orgânico. No interior, a parede principal tem acabamento em pedra original da casa, e no forro, foram instaladas ripas de madeira. Para maior comodidade durante as reuniões, uma cortina perimetral permite ser fechada.
Preservando a memória da arquitetura original, a pedra também está presente na parede oposta e optou-se por mantê-la, recebendo iluminação indireta através do sistema wall washing, que simula a iluminação zenital, com projeto luminotécnico desenvolvido em parceria com o LD Studio.
Para maior aproveitamento da iluminação e ventilação natural nos espaços de trabalho, o vão central original da residência foi convertido em pátio ora para refeições, ora como sala de reunião independente. Na porção traseira, são dispostos os espaços de serviço no pavimento térreo e uma pequena sala no pavimento superior, respectivamente. Estas são protegidas por painéis de ripado rustico de madeira que fazem o papel de brises soleil, auxiliando na filtragem da luz e privacidade.
Trazendo o clima do bairro arborizado ao projeto, além dos brises em matéria-prima natural, o pátio central recebe um jardim vertical com espécies tropicais e placas de cimento queimado sobre o piso.
No primeiro pavimento, a sala principal é equipada com postos de trabalho variados e bancada com desenho sinuoso. Criando uma unidade estética, a mesma madeira do forro da sala de reuniões do térreo é aplicada nesta, e o piso recebe réguas de madeira. Na iluminação, pendentes lineares.
Local:
Rio de Janeiro, RJ
Data do projeto:
2018
Área:
210 m²
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Camila Tariki, Gabriel Duarte, Francisco Abreu, llana Daylac, Renata Bertol, Renata Evaristo, Gabriel Gomes, Olivia Serra, Fernanda Lopes, André Vuaden
Iluminação:
LD Studio
Fotos:
Leonardo Finotti / Daniel Pinheiro
Tags:
#interiores #escritório