GURUMÊ TIJUCA
Esta é a uma das lojas do restaurante Gurumê, especializado na culinária japonesa. O nome é uma variação despojada da palavra “gourmet” e sugere um ambiente de sofisticação e simplicidade. O projeto busca traduzir o conceito do empreendimento.
O salão possui duas mesas coletivas com desenho sinuoso que estimula a interação entre as pessoas. Na lateral, um túnel de madeira, tem caráter mais intimista, com mesas de dois ou quatro lugares. O túnel é estruturado através de uma sucessão de pórticos que definem sua geometria, e é revestido por ripas de madeira cumaru. Ao fundo está localizado o sushi bar, com bancada em corian, de onde se pode observar a preparação dos pratos.
Os principais materiais de revestimento – o cobre oxidado e a madeira – foram escolhidos devido à inspiração no universo da pesca e na ação do tempo nos materiais utilizados em barcos e navios. Os ladrilhos hidráulicos utilizados no piso são feitos artesanalmente e garantem a neutralidade necessária para que os tons de madeira e os tons esverdeados do cobre sejam destacados.
Local:
Rio de Janeiro, RJ
Data do projeto:
2018
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Camila Tariki, Francisco Abreu, Antonia Bernardes, Renata Evaristo, Caroline Premoli, Caroline Brasileiro
Fotos:
Leonardo Finotti
Tags:
#restaurante #interiores