HOTEL JOSE IGNACIO
O projeto do Hotel Jose Ignacio se tornou um interessante desafio para o escritório Bernardes Arquitetura: pensar a inserção arquitetônica de um hotel onde a integração entre o construído e a paisagem natural pré-existente tivessem papel fundamental na conformação de uma “nova paisagem”. O terreno é localizado em uma região sem qualquer proximidade com a zona urbana, o que garantiu menores restrições quanto às diretrizes de implantação.
A implantação se deu respeitando as principais características naturais do terreno e os caminhos dos ventos, a exposição solar, a vegetação existente, as melhores vistas e o mínimo impacto no solo. Ao longo desse eixo, desenvolvem-se os dois níveis de circulação, de maneira a proporcionar uma prazerosa experiência de percurso através dos cheios e vazios, das zonas de sombra e insolação e da contemplação da paisagem natural.
A proposta arquitetônica segue princípios de não ortogonalidade, portanto o programa do hotel foi distribuído em oito volumes rotacionados, elevados do solo e dispostos ao longo do eixo de circulação. O volume principal acomoda as áreas comuns: recepção, restaurantes, bar e lounge, além das áreas técnicas e de serviço. Os demais acomodam dezessete suítes – com acessos pelo térreo e pelo deck suspenso com vista para o pôr do sol, ambos integrados ao paisagismo.
Os volumes são acomodados ao terreno e conectados pelo eixo principal de circulação. O hotel repousa na natureza existente e passa a integrar essa nova paisagem, que nos convida a percorrer caminhos e contemplar a singular beleza natural do seu entorno.
Local:
Jose Ignacio, Uruguai
Data do projeto:
2013
Área:
2409 m²
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Dante Furlan, Camila Tariki, Daniel Vannuchi, José Miguel Ferreira, Flávio Faggion, Marcelo Dondo, Bruno Milan
Prêmios:
- I Prêmio ASBEA/RJ, Menção Honrosa na categoria “Hotelaria”, 2014
Tags:
#hotel