ATELIÊ LUIZ
Situado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, o projeto de reforma deste imóvel de dois pavimentos foi realizado para abrigar o ateliê de um artista multimídia no térreo e seu apartamento no primeiro piso. O processo, por sua vez, ocorreu em parceria com o cliente, tendo a arquitetura original como tela em branco às intervenções artísticas. Nesse sentido, as fachadas receberam uma grelha a partir da sobreposição de ripas de madeira presas diretamente a alvenaria, que foram pintadas numa rica paleta de cores pelo artista, que também cumpre o papel de brise soleil e no futuro, estrutura de apoio ao crescimento da vegetação.
O projeto manteve os recuos laterais originais do sobrado, e o acesso ao ateliê é realizado pela lateral sul, com aproximadamente dois metros de largura, e adequada ao fluxo de entrada e saída de materiais e obras de arte. Na lateral oposta, com um metro de largura, há o acesso direto ao apartamento através de uma escada. Aos fundos, um deque e jardim com espécies tropicais desenvolvido em parceria com a Semear Paisagismo e Jardinagem.
Todo o interior foi remodelado a partir da subtração de planos verticais que permitiram a planta livre do salão principal de pé direito duplo. A planta do ateliê é fragmentada com desenho em C, de modo que o núcleo central acomoda o escritório do artista, fechado por portas pivotantes coloridas nas duas laterais, com acesso às duas alas de criação (área seca frontal e ateliê ao fundo), que podem ou não ser integradas. Este último espaço é aberto ao jardim e provido de iluminação natural abundante, vinda das grandes portas de vidro e claraboia. No espaço de circulação entre as duas áreas, estão o banheiro, depósito e caixa de escada. A copa é integrada ao atelier e tem uma bancada de concreto lateral.
No pavimento superior, o apartamento conta com um espaço integrado com sala de estar, jantar e cozinha, aberto para o vazio do pé-direito duplo e que pode ser fechado por três folhas de vidro; e dois quartos – um de solteiro sobre a projeção do escritório, e a suíte master com frente para a rua. Toda a residência recebe piso de madeira em padrão espinha de peixe, bancadas de concreto e marcenaria em madeira de tom claro (estes dois últimos, como no piso inferior).
No terraço, o espaço na altura da copa das árvores, é acessado por um alçapão de vidro – responsável pela iluminação zenital da escada – usado como espaço de lazer.
Local:
Rio de Janeiro, RJ
Data do projeto:
2017
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Interiores:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Camila Tariki, Francisco Abreu, Ana Claudia Figueiredo, Paula Quintas, Caroline Premoli, Inês Reis
Paisagismo:
Semear Paisagismo e Jardinagem
Iluminação:
Studio Iluz
Fotos:
Ruy Teixeira
Tags:
#arte