CASA ML
Esta casa de fim de semana no interior de São Paulo foi pensada para um casal com filhos pequenos. O partido arquitetônico é muito claro: organizado em planta quadrada, o perímetro externo é delimitado por pilares metálicos de seção circular que apoiam o generoso beiral e abrigam a varanda, além de marcar o pátio interno de mesmo formato que ocupa a posição central. Dessa forma, a casa apresenta duas fachadas, uma externa e outra interna, assim como duas galerias de circulação, sendo uma delas a varanda e a outra, a galeria que contorna o pátio. O fechamento das fachadas em ripas de madeira e as esquadrias camufladas do mesmo material permitem a existência controlada da permeabilidade interior/exterior.
O pátio central, além de potencializar a iluminação e ventilação naturais, proporciona que se tenha visadas para o generoso jardim a partir de todos os ambientes. Os fechamentos verticais não tocam a cobertura – com exceção da sala de estar onde se garantiu um pé direito maior – o que contribui para dar leveza à cobertura que se apoia na malha de pilares metálicos com espaçamento ritmado de 5 em 5 metros.
A residência fica descolada do terreno e o acesso principal se dá por uma grande porta pivotante que direciona o morador à circulação ao redor do jardim interno. A área social da residência está localizada nos fundos do terreno, na fachada norte, e pode integrar-se por completo ao jardim externo, onde também se localiza a piscina, com mesma dimensão do pátio central. A área íntima fica na fachada leste e a oeste os compartimentos destinados ao serviço.
Local:
Porto Feliz, SP
Data do projeto:
2010
Área:
920 m²
Arquitetura:
Bernardes + Jacobsen Arquitetura
Interiores:
Marina Linhares
Equipe:
Thiago Bernardes, Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Jaime Cunha Junior, Christian Rojas, Daniel Vanucchi, Edgar Murata, Gabriel Bocchile, Ricardo Luna
Paisagismo:
Isabel Duprat
Iluminação:
Lightworks
Fotos:
Leonardo Finotti
Tags:
#casa