CASA POA
A Casa POA desenvolve-se em três níveis escalonados interligados por uma grande escada em madeira que se apoia sobre o perfil natural do terreno. O nível de acesso abriga o escritório e sala de ginástica localizados ao fundo do terreno, além das dependências de serviço e garagem. O pavimento intermediário abriga o setor social (sala de estar, cozinha, jardim, piscina) e duas suítes. O pavimento superior abriga a suíte master.
Nos três pavimentos, a circulação está concentrada entre duas empenas de concreto aparente que evidenciam a materialidade e atmosfera da casa. Os níveis são articulados pela escada em madeira. No nível intermediário, a circulação ganha pé direito duplo e a empena de concreto ganha rasgos que deixam entrever o jardim. A sala pode ser completamente integrada ao jardim com a abertura total das esquadrias piso-teto.
As fachadas norte (tanto a principal quanto a fachada do bloco que abriga as suítes) são protegidas por brises verticais de madeira, que são a continuação dos caibros da estrutura aparente da cobertura. Os brise-soleils em conjunto com a jardineira e as esquadrias de vidro funcionam como filtros para a insolação e garantem privacidade.
Local:
Porto Alegre, RS
Data do projeto:
2018
Arquitetura:
Bernardes Arquitetura
Equipe:
Thiago Bernardes, Steven Evans, Izabela Figueiredo, Caroline Costa, Aline Bianca, Stephanie Andrade, José Luiz Canal (gerenciamento)
Paisagismo:
Isabel Duprat
Iluminação:
Alexandre Martins, GOP/GPIC
Fotos:
Leonardo Finotti
Tags:
#casa